[texto] compartilhar pra que?

Postado originalmente em Chão da América em 27 de setembro de 2014
Na foto: Salar de Uyuni/Bolívia


No mundo moderno, o compartilhamento de informações – principalmente fotos – divide opiniões.

Há quem seja adepto assíduo dessa atitude, compartilhando a todo momento onde está, o que faz, escuta, lê, vê, pensa…e, nadando contra essa corrente, há quem critique esse hábito.

Em certos casos, sou dessas.

Sei que não sou ninguém pra julgar nem pra criticar alguém ou alguma atitude, mas como já escrevi certa vez, na maioria das vezes em que vejo pessoas compartilhando principalmente fotos, noto que elas não curtem devidamente o momento. Ou seja, elas fingem que estão curtindo para poder dar um share nas redes sociais.

PORÉM, dia desses me peguei pensando que essa mesma pessoa que criticou tal atitude (eu!), adora escrever relatos bem detalhados e publicar várias fotos – embora que posterior à viagem – na internet. Pensei: por que faço isso? qual a importância disso?

Sempre falo aos meus amigos e aos leitores que o que me motiva são comentários positivos elogiando os posts e agradecendo as dicas. Mas não é só isso. Acho que (re)descobri um novo motivo.

Essa ideia de viajar loucamente não surgiu do nada; não me tornei mochileira da noite pro dia. Automaticamente após você entrar nesse mar de viagens, você vai buscar fontes de informações e inspirações pra ir cada vez mais fundo, certo? Eu fiz o mesmo. Comecei a curtir páginas e seguir blogs que ampliaram meus horizontes.

Acho que a primeira “doida” que encontrei nessa grande rede foi a Aline, do Portas Abertas – ela viajou pela Europa SEM DINHEIRO ALGUM, ou seja, dependia totalmente de caronas e ajuda de pessoas totalmente desconhecidas….e, então, eu pensei: por que não?! Logo fui descobrindo mais pessoas que viajam loucamente e dão super dicas (Revista de Viagem, O Melhor Mês do Ano), viajam de carro (Viajo, logo existo, 1000dias.com), sem dinheiro algum (Com a cara e a coragem), de carona (100 dinheiro, 100 frescura, 1000 destinos, Diários de Carona, Onde tu vai, doido?, Alo Alo Marciano, Rosa dos Ventos, Chica Latinoamericana, Vestígios de Aventuras, SoulViajante, Mochilão Trips) com filhos (Doces Aventuras), de bicicleta (Pedarilhos, BikeAndSpices, Biciclown, Rastros e Pegadas, Viajeros de los Vientos)…sem contar os amigos que criaram asas projetos e blogs pra compartilhar também, como o De Pernas para o Mundo, Dê um Rolê, Bike América

dica boa da Vi, do Dê um Rolê, lá na Alemanha!

UFA! São tantas as pessoas que nos inspiram sem ao menos nos conhecer que a resposta da pergunta “Compartilhar pra que?” fica na ponta da língua: pra motivar, pra inspirar.

Do lado de quem lê, digo: especificamente eu, mulher e com medo de pegar carona, encontrei nessas mochileiras-aventureiras o empurrão que faltava pra eu deixar isso de lado e partir. São pessoas que não querem ostentar vários carimbos no passaporte, vários likes no Facebook ou matérias em grandes portais….querem viver e incentivar.

Agora, do lado de quem escreve: é tão gratificante receber mensagens em que as pessoas falam que perderam um pouco medo após ler nossos posts…mas, mais ainda, é ver pessoas que VÃO, que ficam CURIOSAS, ANSIOSAS e mais um monte de adjetivos porque você compartilhou – seja um vídeo, uma foto, um texto, um discurso verbal ou qualquer outra coisa…

Antes de tudo, VIVA o momento, não faça isso por ostentação, pra alimentar o ego ou pra fingir para as pessoas que você está curtindo a vida. Também, se não for tua praia, não se sinta obrigado a compartilhar.

Mas, se for….não se reprima!
Curta e COMPARTILHE pra poder MOTIVAR.
Afinal, o mundo é NOSSO e as vezes o que as pessoas precisam pra descobrir um lugar novo é apenas um empurrãozinho.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s