[texto] e o namorado?

eu sempre viajei sozinha e, principalmente de carona. infelizmente eu sempre escutava as mesmas perguntas: “o que seu namorado acha?” ou “e ele deixa?”. perguntas comuns como se aquele lugar não fosse o meu. como se eu não pudesse ser sozinha e viajante.

uma vez até falaram que eu não tinha que estar ali [viajando de carona]. que eu tinha que voltar pra casa, encontrar alguém, casar e construir um lar :O

lagoa

minha resposta sempre era das mais brabas, como “que namorado o que” “não tenho namorado” “ele não tem que deixar nada” “se ele não gostar, problema dele”, “ou ele me acompanha ou fica em casa” ou “ai dele se me proibir”. e muita gente (amigos, familiares, colegas de trabalho, desconhecidos) sempre diziam que eu sossegaria quando encontrasse alguém, que meu pensamento ia mudar quando me apaixonasse blablablablablabla.

a questão é que eu sempre fui solteira. sempre fiz minha coisas sozinha: ir a museu, ir estudar, trabalhar, viajar etc. porque eu não queria, porque não queriam. mas, nunca foi um problema pra mim. e, até então, não tinha acontecido de compartilhar minha vida com alguém. mas, sempre insistiam que eu ia sossegar.

libre en el tren de la muerte
libre en el tren de la muerte

é gente! nunca imaginei que faria um post desse, mas eu vim contar pra vocês como é ser uma menina viajante e namorar. já que parece que essas duas coisas não combinam.

pois bem. me apaixonei diversas vezes e, há um ano atrás, me apaixonei de novo por uma pessoa super legal que, junto comigo, se permitiu entrar nessa aventura e começamos a namorar.

um garoto normal, que nunca foi muito de viajar e que tinha um estilo de vida totalmente diferente do meu: ele era do mais tradicional, sempre foi muito das festas, tem aquele grupo de amigos que se conhecem há anos, já zerou várias séries no netflix e sempre teve relacionamentos convencionais. poderia ser um pesadelo pra mim, aquela mais exótica, que tá todo final de semana viajando, fazendo trilha, que ama acampar e passar perrengues, que sempre falta nos compromissos sociais porque tá longe e tem um amor em cada país. tudo novo para ambos.

GOPR6298.JPG

a questão é que nos permitimos.
fomos pra praia juntos depois de uma semana que nos conhecemos. e, depois de um mês, fizemos uma trilha de 6 horas (!!!) e acampamos. mas, também cozinhamos juntos em alguns finais de semana em casa, passamos uns dias sem fazer nada, já zeramos umas 3 séries juntos e até comemoramos o dia dos namorados no jogo do palmeiras x corinthians. tudo diferente para ambos.

img_4399

por que to falando isso?

porque vocês vivem achando que namoro é esse negócio chato (eu sempre achei que fosse) e cheio de proibições. e sempre achavam que eu daria uma “maneirada” quando encontrasse alguém legal. porque relacionamento para uma viajante parece que só tem que ser com outro viajante malucão. mentira! to aqui pra desmentir!

  • sabe aquela coisa de “segunda-feira não é ruim, você é que está no lugar errado”? Então, serve pra namoro também. namoro é um negócio legal. confesso que foi bem difícil pra mim no começo, afinal, eu era bem livre no quesito amor e, estar com apenas uma pessoa e abrir mão da minha intocável individualidade foi estranho. Mas, aprendi que isso pode ser tão divertido quanto!
  • Num relacionamento, você tem a oportunidade de apresentar seu mundo e conhecer um novo. existe ciúmes? infelizmente. existe briga? sim. existe saudades? sim. se ele me acha maluca? sim. mas sempre existe, também, a vontade de melhorar, a empatia e o companheirismo. a gente aprende em dobro – com nossa vivência e com as coisas que a outra pessoa tem pra nos passar. eu aprendi a curtir uma vida mais tranquila, a sair pra jantar, apreciar uma comida gostosa, um final de semana tranquilo de netflix e filme, cozinhar pros amigos..e ele aprendeu a acampar, fazer trilhas, passar perrengue..até mochila e barraca ele comprou 🙂
  • você aprende, ainda mais, a fazer escolhas. afinal, não dá pra viver só das coisas que a gente gosta, principalmente quando estamos a dois. e você começa a perceber que outras escolhas podem ser tão legais quanto as nossas. o outro traz um novo ponto de vista sobre aquilo que você achava que entendia demais (tipo eu com viagens. sempre aprendo coisas novas com meu companheiro).
  • existe individualidade no namoro também. e pelo amor da deusa: isso deve existir. precisamos de um tempo pra nós e isso não significa que precisamos sempre viajar sozinhs. significa, apenas, que as vezes precisamos dormir sozinhos, jantar sozinhos, não conversar, ficar em silêncio…essas coisas.

Um relacionamento só é chato se:

  • a pessoa não respeita quem você é ou a sua escolha, seja você espírito livre or not.
    desde o começo de qualquer relacionamento, sempre deixei claro que viajar é algo muito importante pra mim e que adoro viajar sozinha. pra usar drogas? beber horrores? beijar várias bocas? não. apenas porque eu gosto e fim. e a outra pessoa precisa respeitar isso. e eu preciso respeitar que a outra pessoa faz escolhas também, seja de ir viajar sozinha, de ir pra balada ou jogar um futebol. nem sempre estaremos juntos.
  • se não existe confiança.
    como disse, pelo menos por aqui, existe ciúme e inseguranças sim. somos duas pessoas diferentes e com estilos de vida diferentes. bate um medinho, claro! ou vocês acham que nunca pensei que o boy poderia me trocar por uma garota mais tranquilex? ou ele imaginar que eu poderia sair por aí caçando um Tarzan? é super importante que exista confiança e lealdade e que ambas sejam sempre cultivadas pra segurar o relacionamento, principalmente esses que vivem de ponte aérea, promoção de passagem e mochilão pelo mundo.
  • se não existe diálogo.
    você, queridon, que tem medo das DRs e que acha elas super chatas, eu digo: em relacionamento que não existe DR, alguém está sendo silenciado e oprimido. repito: sem conversa = silenciamento & opressão.é sempre muito importante ouvir o que o outro tem pra falar, entender as inseguranças dessa pessoa, conversar sobre o ciúme que ele sente daquele seu amigo mais próximo, ou sobre aquela insegurança que ela tem com o corpo dela, sobre a mania dele de ser impaciente ou a dela de estar sempre atrasada. é sempre muito importante falar e escutar ao invés de impor sua opinião e debochar do que a outra pessoa sente.

etc.
vou parar porque isso já virou uma lista de 10 coisas que um relacionamento precisa ter e esse não é o foco.

GOPR6567.JPG
curtindo a praia com a miga sem nossos boys 🙂

a questão é que você tem que encontrar alguém SE VOCÊ QUISER. e que esse alguém seja uma pessoa que RESPEITA seu estilo de vida.

Estou saindo pra ficar quase 2 meses longe. e sabe o que ele me disse? eu te espero voltar, ué.
e quando eu voltar, a gente já marcou: vamos embarcar juntos pra um mochilão curto de final de ano. a gente curtiu um ano inteiro de pequenas trips & relacionamento tranquilo e, agora que podemos, vamos curtir juntos umas aventuras doidas por aí. sempre no equilíbrio.

uma pessoa que não precisa, necessariamente, gostar das mesmas coisas que você. mas, que precisa te respeitar! e se tem uma coisa que vai me fazer parar de viajar, essa coisa se chama: quando eu quiser (ou quando a saúde obrigar hehe).


miga, sei que não é fácil, mas se seu companheiro não deixa – proibe – impede você  de fazer aquilo que você quer, sozinha or not, abre o olho porque esse é um relacionamento abusivo!

Advertisements

2 thoughts on “[texto] e o namorado?

  1. Oie!! Muito legal e verdadeiro o teu post! Não devemos abandonar nossos sonhos ou vontades por ninguém! O amor é livre, então, quem nos ama vai desejar que sejamos felizes e realizados, nos permitindo a sermos o que realmente somos e a realizar o que sonhamos 🙂
    Amo teu site e te desejo sucesso! Que sua mensagem de vida/viagem alcance muitas e muitas pessoas, pois é inspirador e apaixonante.
    Muita luz no teu caminho!
    Beijos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s