[diários] 6 meses de Rio, percepções & desabafo

 
poderiam ser piadinhas sobre as gírias daqui, mas é um textão gigante inspirada no Pedro Bial do BBB & Ana Maria Braga do +Você, e no Dia do Escritor que é hoje. 

 
Eu não fazia muita ideia do que estava vindo buscar quando decidi morar aqui. Foi tudo ao mesmo tempo: alguns ciclos se encerraram na minha vida em SP, recebi um convite de uma amiga, tinha uma passagem de ônibus, só de ida, sobrando pro Rio, além de, há tempos, sentir que as coisas não estavam fluindo na minha cidade.
 
Então, foi isso. Eu fugi. Não sabia exatamente do que, sabia exatamente pra ondem mas não sabia exatamente o que ia acontecer.
 
E aconteceu & tem acontecido muita coisa boa que eu posso nomear de Detox Geral. 1) De corpo, porque comecei a preparar minha própria comida [comer fora gasta muito], com isso, a me alimentar melhor & a me exercitar [vide histórias com a bicicleta] e, sem querer, perdi uns 8kg [dos quais, 2kg recuperei depois por culpa da cerveja]. 2) Da mente: porque já cheguei sendo abraçada por um montão de gente que me fez enxergar a VIDA e a ANSIEDADE de frente. Vulgo Tati, a Terapeuta Holísitca e a Fe, professora de Yoga; as mais fofas da cidade toda.
 
Mas, o Detox mais importante que tenho feito é do CORAÇÃO e esse dói muito antes da gente ver o resultado positivo. Quando a gente foge de uma situação ou sai as pressas da[s] vida[s] de pessoa[s], a gente sai com bastante raiva & certeza de que a outra pessoa é uma vacilona. mas, aí o tempo passa, a gente reflete, reflete, lembra de coisas boas, coloca tudo na balança, OLHA A SITUAÇÃO DE FORA e, PÁÁ, percebe que:
 
“Eu mesma sou uma grande vacilona.”
 
A gente vive colocando a culpa nos outros. No caso, eu vivo fazendo isso. E o que me faltava era uma boa dose de “olhar pra minha vida e pras minhas atitudes” e perceber que “eu não sou a rainha do mundo, cheia da razão”. Ou seja, perceber que muitas vezes as coisas dão errado porque NÓS estamos agindo errado. Cobrando do mundo algo que a gente NÃO TÁ OFERECENDO. Pedindo pro outro agir como nós NÃO ESTAMOS AGINDO.
 
Famosa hipocrisia.
 
E, caraca, eu precisei ir morar 500 e poucos quilômetros longe da minha casa e daquilo que vivi por 22 anos pra perceber ALTOS VACILOS. Perceber que eu fiz muita bosta pra muita gente. e quando falo muita gente & relacionamentos, eu falo de amigos, amores e família.
 
Nós vacila e não é pouco não.
 
Aí nesses dias eu tenho refletido isso. Eu tenho sentido falta da minha cidade, dos meus amigos e até de uns amores. Se fosse só saudade, tarra bom – quando é saudade a gente sorri com a cara e com o coração. Mas, é uma saudade misturada com arrependimento daquilo que fiz & daquilo que não fiz. Vontade de voltar e fazer certo, desfalar umas bostas que foram faladas, desfazer umas bostas que foram feitas.
 
E olha, que bosta é sentir isso. Agorinha, que não posso fazer mais nada porque a oportunidade passou.
 
Por isso, queridinhos, o RECADO É: estejamos sempre atentos. sempre e sempre. pra gente cuidar bem daqueles que nos querem bem. Pra sermos verdadeiros sempre – com a gente & com o próximo [mas, atenção, verdadeiros MESMO – dizendo sim, quando queremos dizer sim; dizendo não, quando queremos dizer não e assumindo nossos sentimentos. Atentos pra gente fazer aquilo que nosso coração quer, sem deixar o medo nos parar, porque se arrepender depois que a oportunidade passa, é horrível.
 
É isso aí.
Meus mais sinceros: pedidos de desculpas pra quem eu magoei ou pras oportunidades que deixei passar [isso é + simbólico, porque as pessoas pra quem preciso pedir desculpa nem vão ler isso].
 
Vida nas redes sociais, no Rio de Janeiro, no mundo é isso.
A vida não é fácil. Mas, passa.
 
E cuidado quando passar, porque não volta.
 
[no mais, sigo feliz e curtindo a vida, o samba, o funk, a breja, a praia e a vida aqui. não volto não. não agora.]
 
Falou

 


DIÁRIOS é uma série de postagens originais do Facebook com temas do cotidiano e linguagem mais informal.

clique aqui para ver o post original.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s