[diários] cliente não tem sempre razão & exijo respeito

Outubro faz um ano desde que sai do mundo CLT para, sem querer, me aventurar na vida autônoma-freela e, mais sem querer ainda, abrir uma empresa. Ta dando muito certo e continuo na luta. Como recebo muitas msgs perguntando sobre [ui, digital influencer], decidi escrever sobre.

👉 TEXTÃO 1: cliente não tem sempre razão & exijo respeito
uma das primeiras coisas que queria deixar para trás era essa ideia de que o cliente SEMPRE tem razão. sabe por quê? porque tem cliente que acha que pode pisar feat esculachar a profissional porque está pagando. e não to falando de UM cliente não, to falando de ALGUNS. três histórias recentes na minha humilde vida:
hisória1: cliente ia enviar arquivo na sexta pra eu trabalhar e devolver na segunda. cliente não me envia, diz que vai enviar no sábado a noite. cliente diz “é pouca coisa, é fácil, vai fazer rapidin” e que não preciso me preocupar. cliente me envia arquivo no domingo no começo da noite. continuo tendo que entregar na segunda de manhã.
resposta: cliente, pode ser rápido & fácil, porém, além de vida social, eu tenho um planejamento & um calendário de jobs para cumprir. se você me avisar que vai me enviar no domingo para eu entregar na segunda, ok. mas se você me avisar que vai enviar na sexta, cumpra com isso, pague mais ou aumente meu prazo.
história2: a tarde cliente me manda whats. meu celular tá desconectado porque tô focada em outro projeto. cliente me liga. atendo educadamente. peço pra mandar e-mail com o que precisa. digo que já vou responder. termino meu projeto muito tarde. vou responder o cliente às 01h. ele reclama porque não respondi o e-mail dele a tarde.
💋 resposta: eu não sou obrigada a responder ninguém na hora. eu tenho um planejamento & um calendário de jobs para cumprir. se você precisa com urgência, ou você paga mais ou você solicita antes.
história3: cliente diz que precisa urgente do job, no caso, pro dia seguinte. digo que não posso, que tenho outros projetos, mas que posso entregar dali dois dias. digo isso via whatsapp, não mando emoji feliz, nem frô. cliente diz que tô sendo ríspida. cliente começa a brigar comigo, como se fosse briga de namorado. diz que eu sou dessas que gosta de ter razão. vários textão. me bloqueia.
💋 resposta: não fui grosseira, apenas não enviei emojis. e isso não te dá o direito de ser grosseiro comigo. hasta luego.
históriaextra: cliente que além de plagiar um trabalho de outras pessoas, me devia um dinheiro. me ofendeu. me desrespeitou. disse que não tinha nada que resolver comigo [só com minha colega de trabalho] e ainda ameaçou me processar. oi?
💋 resposta: não teve resposta. foi na canseira mesmo. no caso, eu cansei de cobrar até ele pagar.
👍 lição de moral: eu preciso de dinheiro sim, preciso pagar as contas sim e o medo de não ter dinheiro as vezes tira meu sono. mas, não é por isso que vou tratar meus clientes como REIS. todos os clientes [o que paga mais, o que paga menos, o escambo, o da brotheragem etc] tem seu valor, todos clientes tem sua prioridade dentro do MEU calendário que EU criei pra mim.
👍 não sejam clientes mal educados and folgados. não desmereçam o trabalho dos outros. se o que eu faço é “fácil & rapidinho” e você acha que pode me desmerecer por isso, porque você veio pedir pra eu fazer? tem vários tutorias na internet.
🙌 E PRA FINALIZAR: grazadeus eu tenho MUITOS CLIENTES EDUCADOS, que me respeitam & respeitam meu trabalho. tem gente que pede desconto? sim. tem gente que pede escambo? sim. tem gente que pede pra fazer rapidinho? sim. e todas essas eu atendo com MUITO AMOR porque são todas EDUCADAS.
de gente & cliente mal educado, grosseiro ou folgado, eu quero distância.
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