[relato] Parque Nacional do Itatiaia – Parte Alta

Em fevereiro/2018, eu e meu companheiro decidimos ir ao Parque Nacional do Itatiaia. Encontramos muitas informações na internet, mas sentimos falta de outras. Por isso, segue relato para auxiliar quem deseja conhecer o Parque e suas atrações.

Sobre o Parque

O Parque Nacional do Itatiaia [ou PARNA Itatiaia] foi o primeiro parque nacional criado no Brasil. Abriga o quinto ponto mais alto do Rio de Janeiro, o Pico das Agulhas Negras e está entre as divisas de Mingas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

>> leia mais sobre o parque

Possui diversas atrações e travessias e o primeiro ponto a definir quando você decide conhecer o Parque é o que você vai fazer: uma travessia? visitar as atrações da Parte Baixa ou da Parte Alta?

Atenção: para acessar o camping/abrigo Rebouças, próximo ao Pico das Agulhas negras, é necessário entrar no parque através da Parte Alta, em Garganta do Registro.

Parte Baixa

Lá você vai encontrar trilhas leves, cachoeiras e mirantes, além do centro de visitantes. Para se hospedar perto dali, é necessário buscar uma pousada ou hotel aos arredores, pois NÃO existe camping/abrigo do parque naquela região.

>> leia mais sobre a Parte Baixa do Parque Nacional Itatiaia

Como chegar? a cidade mais próxima é Itatiaia. Você pode ir de carro até a Portaria do Parque ou pegar um ônibus [ônibus simples, viação penedo, aprox. R$4] que passa em um ponto próximo a  Rodoviária de Itatiaia e para na Portaria do Parque ou no Centro de Visitantes.

>> veja horários dos ônibus saindo de Itatiaia para o PARNA Itatiaia

fonte
no início dos 3kms entre a Portaria do Parque e o Camping Rebouças, na Parte Alta do Parque, está uma fonte de água limpa – fevereiro/2018

Parte Alta

Lá você vai encontrar trilhas, cachoeiras, mirantes e o 5º pico mais alto do Brasil [e mais alto do Rio de Janeiro]: o Pico das Agulhas Negras, além do Camping e Abrigo Rebouças, que pertencem ao Parque. Pra quem gosta de escalar, é possível encontrar várias paredes de boulder e vias de escalada.

Atenção: para acessar o Pico das Agulhas Negras é necessário contratar um guia ou ter conhecimento suficiente em escalada, além de equipamento, pois em alguns trechos para acensão do cume exigem escalaminhada e escalada.

>> leia mais sobre a Parte Alta do Parque Nacional Itatiaia

no início do fim
começo da trilha de retorno do Parque Nacional Itatiaia para Garganta do Registro, debaixo de chuva e neblina –  – fevereiro/2018

Como chegar? Para chegar de carro, o local mais próximo é Garganta do Registro [BR-354, entre as cidades de Itatiaia/RJ e Itamonte/MG]. Ao lado do Bar do Miguel, há uma estrada de 13km até a entrada do Parque [conhecida como Posto Marcão].

Para chegar de ônibus, a situação é um pouco mais complicada/demorada, ainda mais para nós que descemos em Itatiaia achando que a entrada era por lá. Pegamos um ônibus [comum, R$4] até Engenheiro Passos [cidade próxima a Itatiaia]; lá, pegamos uma carona até a Garganta do Registro e iniciamos a subida de 13km a pé, mas conseguimos carona[s] no meio do trajeto [tanto na ida, quanto na volta].

Atenção: a estrada da Garganta do Registro até a entrada do Parque é tranquila e não é íngreme; é uma estrada aberta por onde passam carros.

Pelo que nos informaram os moradores das regiões próximas, não há ônibus que ligue Itatiaia até a Garganta do Registro – mas, há a opção de pegar um ônibus Itatiaia x Itamonte [$$] e pedir para descer no caminho ou um táxi [$$$$]. Mas, para retornar da Garganta do Registro até qualquer uma das cidades, é necessário pedir carona, pois os ônibus não param ali.

Camping e Abrigo Rebouças

É o refúgio mais alto do Brasil [2350m de altitude], está na Parte Alta do parque [há 3km da Portaria] e conta com uma ótima estrutura. Conhecemos apenas o camping [não fomos no refúgio, mas estão muito próximos] que conta com espaço delimitados e ótimos para armar barracas, banheiros limpos e com papel higiênico, além de mesas para refeições.

cafézin
Camping e Abrigo Rebouças – fevereiro/2018

Lembrando que: pelo menos no camping, não há energia elétrica [nem luz, nem banho quente].

Ingressos e Valores

Para acessar o Parque, é necessário pagar uma taxa de R$17 [para brasileiros] – há desconto para moradores do entorno e valores diferentes para estrangeiros do Mercosul e para estrangeiros de outros países.  Esse valor é válido por dia, mas existem descontos se você for permanecer no Parque por mais de um dia.

>> Confira aqui os valores dos ingressos e promoções

Para usufruir do camping/abrigo Rebouças, é necessário efetuar um cadastro com um mínimo de 7 dias de antecedência, aguardar a confirmação por e-mail e/ou telefone, imprimir um documento que lhe enviarão e pagar a taxa na entrada do Parque. O valor é de R$18/dia para o camping e R$30/dia para o abrigo. Os descontos de entorno, dias consecutivos etc não são válidos para ambos os refúgios.

>> Acesse o site do Parque para solicitar permissão ao camping

O camping conta com aprox. 20 vagas para barraca e apenas 16 delas podem ser reservadas com antecedência; as outras 4 são destinadas a pessoas que chegam na hora e desejam reservar – maaas, se quiser se hospedar de última hora, chegue cedo, pois elas esgotam muito rápido.

Nos dias em que estivemos no parque, acessamos a Cachoeira das Flores [beeeem gelada] e fizemos a trilha até as Prateleiras. Para fazer a trilha até o cume das Agulhas Negras é necessário ter disposição, tempo [nos falaram entre 6h a 8h de trilha + escalaminhada/escalada leves] e um guia [ou conhecimento e equipamentos para acessar o cume].

Não fizemos o pico dessa vez, mas o visual, o clima agradável, a cachoeira gelada e o silêncio das montanhas foi muito recompensador!