[texto] saudade não é a alma querendo voltar

dizem [rubem alves disse, na verdade] que a saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar. e eu sempre concordei.

a saudade que não tem tradução é aquele negócio que faz doer o peito, que faz a gente sonhar acordada e pensar em como tudo era bom.

eu achava mesmo que meu coração queria voltar pra alguns cantos, até o dia em que eu senti saudade de São Paulo. aquela minha cidade cinza, caótica, entre prédios e correrias que eu deixei pra trás há quase dois anos.

será que essa saudade é a vontade de voltar?

foi culpa do instagram que me trouxe uma foto do martinelli [no centro de São Paulo] e me fez pensar que não seria tão ruim assim voltar e morar no centro de São Paulo. muita cultura, muita música, muitas festas, perto do [antigo] trabalho..me pareceu uma boa ideia. me fez lembrar do tempo em que eu ocupava demais os museus da cidade, caminhava entre a Armênia e a Sé sem perceber o tempo passar e de quando eu visitava as pontas da linha azul como se elas fossem próximas.

o problema é que quando a saudade fala mais alto a gente esquece o que nos fez mudar os caminhos. a gente esquece do ônibus lotado, do cinza que engole a cidade e, principalmente, do que deixa a nossa alma feliz.

a saudade faz a gente esquecer o ruim e transformar o que era bom em incrível. mas, normalmente nem é tudo isso. é o combo da saudade e a inquietude pelo novo que faz a gente enxergar o passado assim. mas se o passado era tão bom, por que passou?

quando a saudade de tudo aquilo vier pra atrapalhar o tudo isso, desfrute.
sonhe acordada. lembre como era bom. lamente por não ter aproveitado mais.

mas, não esqueça do que te trouxe aqui e te fez deixar isso tudo lá.
lá no passado, que só a saudade consegue visitar.

isso vale para lugares e pessoas.
principalmente para pessoas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s